segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ou não

Foi uma coincidência incrível. Minha mãe me pegou pelo braço e disse “Naty, veja se consegue baixar Mãos Talentosas, o pastor Ricardo disse que é ótimo”. Era domingo, na igreja, ela falava aos cochichos. No dia seguinte uma amiga, o pequeno Sol já mencionado aqui, me mandou e-mail sobre a mesma coisa: “precisamos combinar de ver Mãos Talentosas, é lindo, lembrei de você”. Hoje vejo pela segunda vez a história de Benjamin Carson.

Não sei fazer críticas de filme, mas está tudo tão aos montes aqui dentro que as impressões estão pulando no teclado. Carson nasceu em lar pobre, filho de pai ausente e mãe analfabeta. Na escola somava notas ruins e sofria constantes gozações de outros alunos, algumas vezes resolvidas com agressões. Discriminado por ser negro, não via potencial em nada que fazia.

O que de bom poderia vir de Carson? Ter nascido em solo estrangeiro não impede de enxergarmos o destino. Temos exemplos todos os dias, nos faróis, nas calçadas, nos noticiários. Quando viram documentários, o acesso de compaixão vem certeiro. O que esperar de alguém que sofreu tanto? Revolta, claro. Uma mínima reação a tudo de ruim que aconteceu. Ou não. O ou não é fascinante.

O ou não une dois extremos: a dúvida e a certeza. A dúvida dos ultimatos e a certeza de que se pode ir bem mais além do estipulado, é só trabalhar duro e não conhecer o limite.

Por Natália Oliveira

5 comentários:

Alvaro Vianna disse...

Se eu fosse comentar o seu texto a partir da minha experiência, seria forçado a discordar. Mas me parece que seja verdadeiro para a maioria das pessoas.
Já no futebol a coisa parece mais determinística. Como não gosto de determinismos, deveria torcer por Espanha ou Holanda. Mas tenho uma baita e de longa data simpatia pela Alemanha. Então, quem quer que ganhe fica bem para mim.

Pensamento aqui é Documento disse...

Alvaro, querido. Eu gostaria de me contradizer a partir da sua história! =D Vamos ver o que vai dar, né?

Beijos

Rose Cianci disse...

"... precisamos combinar de ver Mãos Talentosas...". Quero conhecer melhor a história de Benjamin Carson. Me apresenta?
bjus

Pensamento aqui é Documento disse...

Claro, Rô!
=D

É linda!

Assisti 4x e assitiria mais 400!

Vamos,

Beijos

Daniel Savio disse...

Interessante, mas você gostou do filme?

Trate de se cuidar menina Natália oliveira.
Um abraço.