sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Obama Disse o Que Meus Pais Viveram!

Hoje, lendo o depoimento do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, me senti um tanto próxima de suas palavras. As li, como se estivesse ouvindo-as. Senti, como se estivesse vendo-as em ação, numa mistura de pernas, braços e experiências tão significativas de vida. Grande parte das verdades de Obama foram-me ensinadas ainda quando pequena, ainda quando eu era incapaz de prestar atenção em uma longa conversa. Foram me mostradas seguidas de sorrisos presentes e olhares acolhedores. O Obama disse: “Ao reafirmar a grandeza de nossa nação, nós entendemos que a grandeza jamais é dada. Ela precisa ser conquistada.” – Eu digo: Incapaz de sair de um lugar sem deixar boas lembranças, minha mãe me ensinou que simpatia e gentileza são as melhores formas de se alcançar um coração. Ela se mostrou grande, quando o mundo se mostra pequeno. O Obama disse: “Por nós, eles fizeram a mala com suas poucas posses terrenas e cruzaram os oceanos em busca de uma nova vida.” – Eu digo: Meu pai optou por viver aos 12 anos, quando tudo em volta caia em sua cabeça. Ele atravessou oceanos de obstáculos com nenhuma posse e segurança, mas mesmo assim cruzou oceanos. Hoje ele é a referência de como a esperança e a persistência são aliadas aos homens de bem! Obama disse: “Continuamente, esses homens e mulheres se sacrificaram e trabalharam até que suas mãos criassem calos, para que pudéssemos viver uma vida melhor. Eles viram a América maior do que a soma de nossas ambições individuais; maior que todas as diferenças de berço ou riqueza ou facção.” – Eu digo: Meus pais trabalharam, não pelos Estados Unidos, mas pela minha vida e a dos meus irmãos. Éramos apenas crianças, quando começaram a criar um futuro para nós! Eles pensaram em nós antes mesmo de sabermos o que era a vida. Obama disse: “Porque, por mais que o governo possa fazer e precise fazer, em última instância é da fé e da determinação do povo americano que esta nação depende. É a bondade de receber um estranho quando os diques se rompem, é o desprendimento de trabalhadores que preferem reduzir suas horas a ver um companheiro perder o emprego o que nos auxilia em nossas horas mais sombrias. É a coragem do bombeiro de subir uma escada cheia de fumaça, mas também a disposição de pais de criar uma criança o que, no fim das contas, decide o nosso destino.” – Eu digo: É os meus pais, é os valores deles, é o caráter que ensina sem palavras e a alegria que constrange. São eles. Obama disse: Nossos desafios podem ser novos. Os instrumentos com os quais nós os enfrentamos podem ser novos. Mas aqueles valores dos quais nosso sucesso depende - trabalho duro e honestidade, coragem e justiça, tolerância e curiosidade, lealdade e patriotismo, essas coisas são antigas. - Eu digo: São antigas, mas não extintas. Ainda existem, vivas e firmes, fortes em nós, que aprendemos com eles. Eu ainda digo: Meus pais não nasceram nos Estados Unidos, pelo contrário, eles cresceram tentando sobreviver no Brasil. Algumas pessoas foram duras com eles, a realidade nem sempre se mostrou amiga, mas mesmo assim eles venceram! Não porque tinha uma força fora do comum, mas porque esbanjaram determinação. E eles não subirão em um palanque para falar a história de vida a milhões de pessoas, porque elas não ouviriam. Meus pais falam com o coração!
Por Natália Oliveira

Um comentário:

Éter Na Mente disse...

Oi moça.
Seu texto me comoveu muito.Também tenho em meus pais uma referência forte e quem dera todos pudessem ter. Somos a soma de nossas experiências e ensinamentos. Exsmplos são a melhor maneira de se criar um cidadão de bem.

Sou seu fã. rsrsrs
Abraços